segunda-feira, 24 de novembro de 2008

NOTAS BIOGRÁFICAS E SITUAÇÃO GEOGRÁFICA DO RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE PINHEIRO DE COJA

Este Rancho foi fundado em Abril de 1943 e está registado na secção de etenografia do INATEL desde Maio de 1989.

Tem a sua sede no Lugar e Freguesia de Pinheiro de Coja, Concelho de Tábua, Distrito de Coimbra, Província da Beira Alta, na Região da Beira Serra, numa zona considerada de Zona Rural, onde abundam pinheiros e eucaliptos, principais fontes de rendimento dos seus habitantes.

Este rancho tem sido ao longo dos anos da sua existência um veículo de propagação dos valores etnográficos e folclóricos da zona em que se insere, ao dar a conhecer às gentes das mais distantes paragens do País as danças e cantares do seu repertório, que mostram o que aqui se cantava e dançava em finais do século passado e princípio do actual, salientando-se as modas de roda, que eram dançadas nos bailes populares, nas festas e romarias e nas fogueiras de S. João e S. Pedro, algumas delas relacionadas com as actividades agrícolas.

Cada moda revela a característica própria da sua época, tendo o trabalho de recolha sido feito através do contacto com pessoas idosas das aldeias que constituem a freguesia de Pinheiro de Coja.

Os trajes que compõem o Rancho são cópias do que nesta zona se usava naqueles recuados tempos, nomeadamente os trajes dos noivos, os trajes de trabalho, os trajes domingueiros e os trajes de romeiros. Nos trajes de trabalho, à a salientar os trajes dos resineiros, o dos lavradores, o dos malhadores e outros.

Além do grupo de Bailadores tem este rancho o seu grupo musical e coral sendo a composição total dos seus elementos em número de 40.

Das modas do seu repertório são de destacar:

- Verde-Gaio
- Tenho um Chapéu á Vareira
- Meninas vamos à Monda
- Margarida Moleira
- Laura
- O Regadinho
- Cadeia vai de Encadeado
- A Barreira
- O Lencinho
- Venho da Ribeira Nova
- Nós cá Vamos
- Senhor Sto Cristo
- Ò que Pinheiro tão Alto
- São Coradinhas
- Pera Verde
- Tenho Pena
- Doba Dobadeira
- Rapazinho do cabelo loiro
- Trevo
- Vira
- Menina você quer quer
- Prá frente é que brinca a gente